sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Dicas de Natal # 2 Como (NÃO) decorar a sua varanda



O Pai Natal
* Reparou como utilizei “Pai Natal” no singular? Um Pai Natal a trepar é simpático. Dois é exagero. Três é parvoíce.

* Certifique-se que o Pai Natal está bem fixo e não fica, numa noite mais tempestuosa, pendurado por um pé de cabeça para baixo.

* Desaconselha-se o Pai Natal em tamanho real. Perde o pitoresco natalício para se tornar apenas assustador. O mesmo vale para as renas.

A neve
Se você é daqueles que gosta de enfeitar os vidros com sprays de neve, há alguns aspectos que é fundamental ter em conta:
* Não invente. Utilize moldes.

* Pela segunda vez, não invente. Existem moldes já prontos à venda em qualquer AKI, Leroy ou mesmo Continente. Moldes de papel ou cartolina feitos por si vão:
a) criar uma imagem irreconhecível, particularmente, dentro do contexto natalício;
b) desfazerem-se ou colarem à janela logo à primeira utilização.

* Tapar toda a janela com uma camada dupla de neve não é uma boa opção. Se não utilizou moldes e quer disfarçar o boneco de neve que acabou por ficar mais parecido com um paio de Arganil com problemas linfáticos, não cubra toda a janela com neve. Seja um homenzinho/mulherzinha, admita o erro e vá buscar um pano e Ajax e tente de novo. Desta vez COM MOLDES.

* Flocos de neve desenham-se

Qualquer variante, é um risco.
* Lembre-se. Um Z ao contrário não se desenha Z mas S. Lembre-se de começar da direita (para a esquerda) e calcule bem o espaço. Evite começar com um FELIZ gigantesco para depois acabar com um frase ilegível de tão diminuta.

A iluminação
* Se é daqueles que compra a sua decoração de Natal na loja dos chineses ATENÇÃO. Pinguins, águias, Cristos, Sras. De Fátima, pombas e ursos polares não fazem, repito, NÃO fazem parte do imaginário natalício (pode utilizar um discreto urso polar apenas no caso de ser dono/funcionário da Coca-Cola e/ou um visionário – conferir relação Coca-Cola/Pai Natal).
Evite por isso comprar placas luminosas com estas figuras, mais dignas da decoração natalícia de um prostíbulo do que exactamente de uma familiar varanda.
Considere estrelas, velas, árvores de Natal e, com algum jeitinho, um boneco de neve com cartola.
Evite, no entanto, aquelas estrelas psicadélicas dos chineses. Todos os dias vai ter um epiléptico à porta. Uma verdadeira maçada.

* Se optou por uma mangueira luminosa, não a atire só para a varanda. Disponha-a um pouco mais cuidadosamente, num bonito ondulado ou ziguezague. Ainda assim, não exagere no “cuidadosamente”. Se quer criar figuras com as mangueiras luminosas, compre as armações já prontas.

* Seja moderado. A ideia é decorar a sua varanda. Não fazer com que seja visível do espaço.

As renas e o trenó de plástico e/ou iluminados
* Se você é daqueles que gosta de enfeitar a sua varanda com renas e trenó de plástico, ESQUEÇA-AS. PI-RO-SAS.

A chaminé de plástico
* Desfaça-se dela. Qual é a lógica de ter uma chaminé na varanda?

Outros:
* Se você é o tipo de pessoas que pendurou bandeiras (notar plural) na varanda quando do Euro2004, muita atenção. Evite os exageros. Já não estamos no Euro2004. Símbolos nacionais como a bandeira não valem enquanto decoração natalícia. (Exceptuam-se nesta categoria os nacionalistas/militantes do PNR).

* Não pendure bolas de Natal em ventosas no vidro.

* Não ponha uma segunda árvore de Natal na rua (a menos que seja um sem-abrigo; nesse caso, esteja à vontade para compor uma sumptuosa árvore de Natal ao (l)ar livre).

* CD’s não valem enquanto decoração natalícia (a menos que seja camionista).

* Símbolos do Benfica não valem enquanto decoração natalícia (a menos que seja o Barbas, o Máximo, um primo do Mantorras, o Eusébio, o Chalana, o Simão e, CLARO, o Rui Costa ou familiar do mesmo).

Na próxima semana, como cozinhar bifes de rena para a Consoada (extra: como tirar nódoas de sangue de rena da carpete).
Feliz Natal...

1 Comment:

  1. Daniel Paiva said...
    ter um cristo faz sentido. é supostamente o aniversário do bacano. quanto ao resto...LOL.

Post a Comment