segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Cara Lucidez

Cara, caríssima Lucidez (daqui em diante, tratada como irmã Lúcia):

Escrevo-te em desespero de causa.
Escrevo-te porque mais ninguém pode resolver isto.
Eu tenho um problema.
Conheço uma pessoa que é a cara da Simone de Beauvoir. Sósia. Perfeita. Gémea. Copiadinha. Naquela idade clássica da Simone.
(E perguntas tu, irmã Lúcia, e que importa isso?)
Importa. Importa e muito. Não basta esta minha conhecida ser, muito provavelmente, a pessoa com pior gosto que conheço (e olha que ainda estamos a falar da Simone de Beauvoir, aquela que tinha penteados de fazer corar um ananás); esta minha conhecida quando abre a boca está muito longe daquilo que diria a Simone.
Esta minha conhecida abre a boca e eu penso "aah, a Simone, o que vai dizer a Simone".
Mas esta minha conhecida abre a boca e cospe calhaus, que me caem no mindinho do pé (aquele que quase não tem unha, sabes irmã Lúcia?) e doem. Doem. Na alma, pah.
Percebes agora irmã Lúcia?
A Simone de Beauvoir abre a boca e afinal é uma parva.
Consegues agora imaginar como isto me confunde?
É estar um bocadinho mais perto da loucura.
Podes dar uma ajudinha?
Por favor?
Eu sei, eu sei. Esta do "estou mesmo a enlouquecer" é argumento mais do que batido. Mas admite, não tens ajudado muito ultimamente, pois não?
(E perguntas tu, amiguinha irmã Lúcia, do que é que estás a falar?)
Dos últimos cinco ou seis anos.
Por isso, vê lá isso.
Uma ajudinha, sim?
Mexe aí uns cordelinhos.
Ou tiras o ar "Simone" aquela minha conhecida. Ou arranjas maneira de ela dizer coisas interessantes quando abre a boca. Ou arranjas maneira de ela não abrir a boca e eu não ter de ouvir aquelas alarvidades da boca da Simone de Beauvoir.
Por favor.
A sério. Acho que se cortares com estes factores de loucura exteriores, eu sou capaz de me organizar no que toca à minha auto-insanidade.
'brigadinhos.

Atentamente

Essa pessoa que te tem evitado nos últimos cinco, seis anos

1 Comment:

  1. Daniel Paiva said...
    interna-te.



    (isto não foi uma piada porca)

Post a Comment